A entrevista

29set08

Fiquei devendo o relato do dia da minha entrevista no Consulado. Mas não esqueci não. Faltou foi disposição pra escrever td. Preparem-se pq é longo!!!

Como no dia anterior teve a formatura da Gabi, dps eu fui me encontrar com as minhas amigas do Rio (e minhas madrinhas lindas tb) para um foundue e falarmos da vida dos outros, rs.
E eu já fui preparada pra dormir por lá na casa da Bia pq tinha q estar na porta do Consulado às 7:45 da manhã. Entre acordar às 6:30 já no Rio, me arrumar com calma, pegar um ônibus e chegar em 10 min lá  OU acordar às 5:00, me arrumar correndo, comer correndo, andar 15min pra pegar uma van e levar 30min pra chegar, claaaaaaaaaaaaaaaro q optei pela 1ª opção né.
Então, dia 22/09 tinha finalmente chegado e eu já não sabia mais o q fazer pra conter a ansiedade. Nem preciso dizer q nem dormi direito a noite né. Pus a minha roupinha-bonitinha-de-entrevista-no-consulado e lá fui ao banco tirar dinheiro pra pagar a taxa do visto. Qual não foi minha surpresa qnd me deparei com ele fechado. :|… Como assim? e agora??? Tinha uma placa na porta q o horário de funcionamento do caixa rápido era a partir das 8h. Inviável esperar…
Isso já me deu um mau pressentimento de q o dia já não tinha começado bem e poderia ficar ainda pior, q era o q eu mais temia.
Peguei o ônibus e qnd cheguei lá, eram 7:40, tinha uma fila enorme já na porta e outra menorzinha na outra lateral com umas 6 pessoas só. A maior era pro visto de não-imigrante (turista, negócios, de noiva, etc) e a menor para imigrantes (a qual eu me encaixava). Aguardamos por uns 10 min ali e já nos mandaram entrar.
Passamos pela porta de aço, eles pedem pra tirar os celulares da bolsa, desligar e entregar pra uma guardinha guardar e só. Podia entrar com td q vc estivesse levando, MENOS o cel. Achei mto estranho não revistarem minha mochila como da 1ª vez. Só passaram pelo raio x (eu tb passei por um detector de metais) e me entregaram de volta. Só isso! Não guardavam td como antes. Fiquei pensando no q pode ter feito eles mudarem de idéia em alguns poucos meses da minha última ida lá em maio, já q dps dos atentados de 11/09, eles estavam suuuuuuuuuuper rigorosos até então, inclusive com os próprios cidadãos americanos (meu marido me disse isso). Eu q tava crente q minha mochila ia ficar com eles, tive q carregar ela pra cima e pra baixo lá dentro. :S
Passei por aquele saguão cheio de cadeiras, gente, senhas, filas e etc (do pessoal não imigrante) q estava bem cheio já aquela hora e subi pro 2º andar. Bem mais calmo, mais tranquilo, menos gente.
Tinha uma mocinha numa mesa q fazia o 1º atendimento por ordem de chegada. Ela entregava um papel pra preencher os dados de contato nosso e verificava os documentos, colocava em ordem, já separava o q não era necessário e já avisava do q tinha ser refeito (fotos tiradas fora das normas, cópias faltando ou ilegíveis, formulários faltando assinar, etc).
Após isso, os agentes de imigração chamavam para atendimento nas cabines fechadas de vidro. Na minha vez, ele foi educado, conferiu todos os documentos, me pediu q assinasse outros e qnd chegou na parte do Affidavit of Support, BOMBA!. Ele já me avisou q sem o IR não seria possível emitir o visto, mas q lá dentro a consulesa iria me explicar isso com calma. Desabei… Chorei mtoooo…
Sai dali arrasada, com cara de choro, todo mundo percebeu, claro e eu desci pra pagar a taxa. No caixa lá de dentro só aceitam dinheiro ou cartão de crédito.
Tive então q ir no banco do Brasil mais próximo q era lá na Cinelândia, perto do TM. Fui andando, chorando, com os pés doendo por causa do salto da bota e desanimada. Na volta peguei um taxi (distância ridícula, eu sei, mas meus pés estavam me matando) e voltei pro consulado. Na entrada, todo o processo de inspeção de novo. Paguei a taxa no caixa, subi e fiquei esperando minha senha ser chamada pra entrevista com a consulesa. Não esperei nem 10 min e já fui chamada.
Era uma consulesa diferente da q tinha nos atendido na 1º vez em maio. Ela me atendeu em português (não me perguntou em q língua eu preferia falar) pediu q levantasse a mão direita e jurasse q tudo q eu falasse ali fosse verdade, puramente a verdade, nada mais q a verdade e eu respondi q sim.
Dps ela me devolveu meus documentos originais, fiz o escaneamento das minhas impressões digitais, ficou olhando o meu processo e me fez as seguintes perguntas:
  • Se o endereço dos EUA permanece o msm (SIM)
  • Quando nos casamos (01/05)
  • Se era o 1º casamento de ambos (SIM)
  • Se eu tinha filhos (NÃO)
  • Se o meu marido tinha filhos (SIM)
  • De qnts anos (5 anos)
  • Se meu marido tinha sido casado com a mãe do filho (NÃO)
  • Se nós tínhamos conversado a respeito de ter filhos (SIM)
  • Qual tinha sido a decisão (SIM)
  • Quantos teríamos (1 ou 2 no máx)
  • Se eu já tinha ido ao EUA alguma vez (NÃO)
Qnd ela viu o lance do Sponsor, me explicou td aquilo q já foi dito aqui e pronto. Acabou a entrevista! Td isso não durou nem 10min. Ela foi simpática, gentil, td correu tranquilo, só meu visto q não saiu. :S
Ela me entregou um papel verde com a explicação do q era necessário q eu arrumasse pra aprovação do visto. Saindo da sala, passei na menina da mesa de novo, aonde ela me explicou todo o procedimento pra qnd meu visto chegar na minha casa e me deu outro papel q eu passasse na TNT (é uma empresa terceirizada q faz a entrega dos passaportes com o visto no endereço q vc quiser) pra pagar a outra taxa.
Desci, paguei a taxa (R$30,00 pra Niterói) e fui embora pra casa.

O resto vcs já sabem…



2 Responses to “A entrevista”

  1. 1 malvina

    Tati..
    eu ja cheguei a ficar 11 meses sem ver meu esposo, depois mais 8 meses sem ve-lo. SE quiser, partilhar, conversar.. mande um email!!
    Gostei da sua explicação sobre o visto.
    E força na peruca!

  2. Olá lá e obrigado pօr sua informação-tеnho definitivamente pegou naԁa nova daqui mesmo.
    Ꭼu fiz no entanto ρeгícia alguns técnico pontos usando
    estе site, como eu experimentei рara recarregar ߋ site muitos vezes anterior գue eu poderia conseguir
    carregar corretamente. Eu tinha sido perguntando ѕe seu host dɑ web
    é Okey? Nãο qսe Eu sou reclamando,
    mas lento carregar instâncias vezes façа frequentemente afetam ߋ
    sеu posicionamento no google e pode danos ѕeս qualidade
    marcar ѕe anúncios e marketing com o Adwords. Bem eᥙ
    sou adicionando eѕte RSS paгa mеu email e poderia procure
    mսito mais ԁе seus respectivos emocionante conteúdo.
    Garantir ԛue você atualizar еste noνo em breve .


Deixe um comentário